top of page

Colaborar é ser generoso


É um dia especial para todos nós. Nas últimas semanas eu tenho pensado sobre o que diabos eu vou dizer para vocês... Primeiro eu prometo a mim mesmo e prometo agora que, não vou falar sobre política. Eu adoraria, mas eu não vou. Em vez disso, eu vou 180 graus na direção oposta e falarei sobre generosidade. É um assunto amplo, mas vamos começar por um exemplo óbvio: - A mulher que tornou isso possível com sua escola de dança, Gloria Kaufman. Ser tão generosa com a arte ou dança é extraordinário e Los Angeles tem muita sorte e um longo caminho. O começo da história é quando o American Ballet Theatre se apresentou no final dos anos 70 em Los Angeles no Dorothy Chandler Pavilion.


Houve um problema, alguns músicos da orquestra sinfônica não gostaram de bailarinos suados sobre suas cabeças, então tivemos que ensaiar em outro lugar, nada generoso. Agora olhem só para o que temos aqui, uma escola moderna dedicada à dança. Isso é generosidade!


Para mim, é particularmente eterno. Começa com a minha mãe; ela me encorajou e abriu meus olhos para a arte! Especialmente a dança e teve generosidade dos meus professores, que viram algo em mim e moldaram. Eu realmente era um aluno terrível academicamente. A propósito, eu tenho dito muito isso. Tive o privilégio de trabalhar com muitos coreógrafos, bailarinos e artistas extraordinários. Isso foi um presente.


Colaborar é ser generoso com seu tempo, seu corpo e sua alma... é sempre uma via de mão-dupla em que você dá, você recebe. É generosidade, é mais um modo de generosidade e uma generosidade ainda mais importante como capital G, a generosidade para si mesmo. Como jovem artista criativo e como ser humano você deve estar aberto ao fracasso. Permita-se arriscar e fracassar, o fracasso é parte do aprendizado... tente de novo, falhe de novo, falhe melhor... como bailarino antigo, tive muitas oportunidades de falhar, acontece colapso de projetos, joelhos estourados, falta de dinheiro, mas você como jovem artista e descobrindo o que gosta deve ser generoso com aquela centelha dentro de si que faz você amar a dança em primeiro lugar.


Não é uma busca comercial, não é fama, não é o dinheiro e nem o glamour... é claro que essas coisas são legais, mas a dança é uma tentativa honesta de se comunicar com o movimento. Eu penso que as vezes os bailarinos lutam para serem generosos consigo - Meu salto não é alto o suficiente, meu solo perfeito, posso pegar minha perna atrás da orelha... Por favor, não faça isso.


As vezes o absurdo da técnica pode matar seus melhores impulsos, mas se comunicar com uma forma de arte significa estar vulnerável, ser imperfeito na maioria das vezes, isso é muito mais interessante. Acredite em mim. Vocês são pessoas disciplinares, eles não estariam aqui se não fossem, então, eles disciplinaram sobre serem generosos com os outros. É a melhor maneira de sermos.


Eu prometi que não falaria de política, mas me deixem fazer uma pequena observação: - Há uma ideia comumente aceita que os artistas se inclinam politicamente para esquerda.


Eu tenho pensado sobre o porquê disso e talvez, apenas talvez, seja porque as artes chegam ao coração do que é importante para nós, ou seja, nossa humanidade. As artes são a melhor forma de verdade que nós temos, devemos fazer uma revisão/reflexão para proteger e manter uma sociedade que respeite essa ideia...


Significa que devemos participar como cidadãos sempre que possível, você, eu, todos nós... SIM, todos nós devemos dar nosso tempo, nosso pensamento, o nosso cuidado, para garantir que o nosso país tenha a consciência e a coragem da generosidade de espírito necessária para que a arte floresça. Quanto mais tivermos essas coisas, melhor seremos como artistas e seres humanos.

Desejo boa sorte e agora que começa.

Parabéns!

 

Discurso de Mikhail Baryshnikov, considerado um dos maiores bailarinos/dançarinos do mundo, para a turma de formandos número 33 da escola de dança USC Gloria Kaufman! Tradução Teatro do Mar, por Walter Farias.

Posts recentes

Ver tudo

Aos Atores

Comments


bottom of page